Reunidos à multidão, os chefes dos pastores, dos padres e dos doutrinadores das mais diversas Igrejas, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntaram:
“Senhor, que devemos fazer para receber em herança a vida eterna?”
Jesus lhes disse:
“O que está escrito na Lei? Como lês?”
Unanimes, responderam:
“Ensinarás a Boa Nova, sem subterfugio, sem interesses mesquinhos, sem proselitismo, batizando aqueles que crerem”
Jesus lhes disse:
“Respondestes corretamente. Fazei isso e vivereis.”
Então interrogaram Jesus:
“E quem não crer? Devemos espancar?”
Jesus respondeu com a seguinte parábola:
“Certo homem, que voltava de ‘seus trabalhos’, caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. Por acaso, um padre estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um pastor: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. E outro pastor, ainda, passando, desviou o olhar, esconjurando o homem caído. Mas um ateu que pelo mesmo caminho passava, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, cuidou dele e o ajudou a chegar em casa. No dia seguinte, passou por sua casa para saber se ele e a família estavam bem."
Terminada a parábola, Jesus perguntou:
“Para vocês que chamam-me Senhor, qual dos homens cumpriu a Boa Nova, para com o homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”
Os chefes dos pastores, dos sacerdotes e dos doutrinadores de todas as Igrejas foram concordes:
“Aquele que não o julgou por sua crença e usou de solidariedade para com ele.”
Então Jesus lhes disse:
“Este é o princípio da Boa Nova. Ide e fazei a mesma coisa. Não há Boa Nova sem misericórdia e compaixão."
* Poderia ser do “Bom Pai de Santo, do Bom Gay, Do Bom Budista, do Bom Mulçumano, do Bom Cristão...
---
Formado em Filosofia (Licenciatura), casado, dois filhos, trabalha na Secretaria de Educação de São Paulo, leciona Filosofia no Ensino Médio. Coordena Oficinas Culturais na Associação Cultural Opereta, onde ensina Italiano. É membro do conselho do Instituto de Formação Augusto Boal. É membro fundador da Associação Cultural Rastilho (A.CURA). Lançou VACUOS MUNDI. E-mail:cdomimgosfernandes@uol.com.br
Balcão da Arte
E-mail: balcaoarte@gmail.com / Facebook: Balcão da Arte / Comunidade no Facebook: Balcão da Arte / Google Plus: Balcão da Arte / Comunidade no Google Plus: Balcão da Arte / Twitter: @balcaodarte