O que é?

Quem somos...

Você senta no banco próximo ao balcão. Pede uma bebida, um lanche, assiste TV, ouve música, bate papo com os amigos, conversa com o Barman... 

"Balcão da Arte" é um local, um ponto de encontro entre pessoas que adoram discutir sobre arte, expor o seu trabalho artístico, entreter outras pessoas, informar sobre notícias pertinentes a cultura e a educação, bem como divulgar eventos culturais na cidade de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê e Grande São Paulo, assim como acontece num balcão em bares, lanchonetes etc.

A ideia do blog "Balcão da Arte" surgiu a partir da Comunicação da Associação Cultural Opereta, durante um bate papo entre Anderson Borges de Santana e  Joyce Cristina Leme  Gomes, quando estes conversavam sobre as atividades da Organização Não Governamental (ONG) e a ampliação e divulgação de trabalhos artísticos de amigos e pessoas que não realizam cursos junto à entidade. 


Organização

Professor da Rede de Ensino de Suzano, Graduado em Pedagogia (UMC), Pós-Graduado em Educação Especial (Uninove), participante da Diretoria Executiva da Associação Cultural Opereta, bem como do Núcleo Teatral e Comunicação da Opereta e integrante do Cia. Siso Teatral. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UMC) com a pesquisa "Inclusão Escolar: O Processo de Escolarização de Egresso de Escola Especial Marcado pela Tentativa de Retorno Após Inclusão de Ensino Comum", sob a orientação da Profª. Drª Tatiana Platzer do Amaral (Menção Honrosa - 2008). Participou da Oficina de Montagem Teatral "Passos da Paixão" (de 2009 a 2013); do Curso de Artes Cênicas pelo Ponto de Cultura da Associação Cultural Opereta "Projeto Mãos à Obra" (2010), do Curso Livre de Artes Cênicas Associação Cultural Opereta/ APAC (2011); da Oficina "O Espaço Cênico e a Indumentária" na Oficina Cultural Mazzaroppi (2010). Atuou nos espetáculos teatrais "Passos da Paixão" (Direção Cia de Teatro Roda Mundo, Associação Cultural Opereta - de 2009 a 2013); O Auto da Luz (Direção Marco Senna, Núcleo Teatral Opereta - de 2009 a 2012); O Parturião (Direção Patrícia Albuquerque, Associação Cultural Opereta - 2010); Kibuxixo (Direção Terezinha Mesquita, Cia Siso Teatral / Cia Teatral Garra - 2011); Epístola (Direção Terezinha Mesquista, Cia Siso Teatral / Cia Teatral Garra - 2011), A Farsa do Advogado Pathelin (Direção Terezinha Mesquista, Cia Siso Teatral - 2011); A Peça Didática de Baden Baden (Direção Fernandes Júnior, Associação Cultural Opereta/APAC - 2011); Almas de Pedra (Direção Dílson Rufino, Núcleo Teatral Opereta - 2011); Almas Peregrinas (Direção Ailton Ferreira, Núcleo Teatral Opereta - 2012/ 2013); Cabaré (Direção Fernandes Júnior, Cia Siso Teatral - 2012); A Última Instância (Direção Wolney de Assis, Cia Siso Teatral - 2012/2013); Fragmentos: No Escritório de Um Advogado (Direção Geral Tuane Vieira, Direção de Cena Cibele Zuchi, Cia Siso Teatral - 2013). Atualmente exerce a função de Direção Geral da Cia Siso Teatral. E é um dos organizadores do blog Balcão da Arte.

Joyce Cristina Leme Gomes
Professora da Rede de Ensino de Poá, Graduada em Letras (UBC) e em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UMC). Conquista da Menção Honrosa e de Prêmios com o grupo Vibe Comunicação na UMC: Relatório Acadêmico "Do Fusca ao New Beetle: Trajetória de Campanhas (Menção Honrosa - 2009)"; Painel, Relatório e Campanha Alternativa "Marketing Esportivo no Futebol" (Prêmio Excelência - 2010); Painel e Campanha Publicitária "Associação Cultural Opereta" (Prêmio Excelência - 2011). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UMC) com a pesquisa "Trajetória de campanhas do Fusca e o seu impacto sobre o consumidor" (2010/2011). Foi voluntária, de 2011 a 2013, como Secretária na Diretoria Executiva, bem como na Comunicação da Instituição Cultural Sem Fins Lucrativos Associação Cultural Opereta. Conquista do Prêmio (2011) e da Menção Honrosa (2012) no 7º e 8º Prêmio Mogi News/ Chevrolet de Responsabilidade Social com o Projeto "Passos da Paixão", da Associação Cultural Opereta. Recebeu convite e teve 10 poemas publicados na coletânea “Palavra é Arte”, da Cultura Editorial (2014). Atualmente desenvolve os blogs Anderson Borges, Balcão da Arte, Guitarra Flutuante e Joyce Gomes: Professora e Publicitária.


Participantes/ Autores

Uma das principais vozes do circuito musical do Alto Tietê. Formou-se em Canto Popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim. Apresentou-se por três anos consecutivos com a Orquestra Jovem Tom Jobim, a convite do maestro Roberto Sion. Cantou ainda ao lado do cantor e compositor Toquinho no show “Aquarela Sinfônica”. Recebeu o Prêmio Jovem Brasileiro pelo reconhecimento e destaque musical da cidade de Mogi das Cruzes. Como intérprete pisou em grandes palcos tais como HSBC Hall, SESC Pinheiros e Memorial da América Latina. Aline Chiaradia trabalha, atualmente, como professora de técnica vocal, orientando cantores, locutores e atores. Facebook: Aline Chiaradia.

É paulistano e vive em Poá (SP). Possui 9 livros inéditos de poesia e 2 romances eróticos. Teve poemas publicados em Antologia Poética e no Boletim Salesiano de 2005. Além disso, em 2003, ficou em terceiro lugar em um concurso de poesia de Ferraz de Vasconcelos (SP). Participou da oficina de Fotografia realizada pelo Instituto de Formação Augusto Boal (IFAB), tendo o apoio da Associação Cultural Opereta, sob a orientação de William Ferro Atualmente está cursando Fotografia na Universidade Paulista (UNIP). E desenvolve o blog Com Sabor de Trufas. Facebook: Cairo Pereira.

Claudio Domingos Fernandes
Formado em Filosofia (Licenciatura), casado, dois filhos, trabalha na Secretaria de Educação de São Paulo, leciona Filosofia no Ensino Médio. Coordena Oficinas Culturais na Associação Cultural Opereta, onde ensina Italiano. É membro do conselho do Instituto de Formação Augusto Boal. É membro fundador da Associação Cultural Rastilho (A.CURA). Lançou "Vácuos Mundi" e "O Todo em Fragmentos". E-mail: cdomimgosfernandes@uol.com.br

Evelyn Gomes
É aluna do Ensino Médio (1º ano) em Mogi das Cruzes, bem como, de ballet clássico e jazz. Facebook Evelyn Gomes.

Iniciou os estudos da voz aos 12 anos. Ingressou no coral da cidade de Poá. Estudou música popular com os professores/ cantores Cleyton Gonçalves e Lucy Ferreira. Participou de aulas de canto lírico com a musicista Nalini Menezes. É especializado em Expressão & Canto com a cantora Ziza Fernandes na Oficina Viva Arte, Voz e Vida. Atuou como vocalista na Banda Arkahan durante 3 anos. Participou do show musical "Tributo Cazuza" (direção de Maurício Lencasttre - 2012 a 2014). Atuou nas montagens das peças teatrais: "Tempo de Primavera" (2012 a 2015); "Fragmentos Cômicos" (direção de Renato Alves- 2012); "Lobo Mau e os Três Porquinhos" (direção de Renato Alves - 2012 a 2014); "Ursinhos Carinhosos e a Corrida Pelo Reino" (direção de Alessandra Ferraz e Renato Alves - 2012 a 2013); "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau" (direção de Renato Alves - 2012 a 2013); "Ensaio Sobre a Ilha Vera Cruz" (direção de Fernandes Júnior - 2013); "Redescobrindo a 2ª Guerra Mundial" (direção de Wilson Caetano - 2013); "Dom Quixote, O Homem de La Mancha" (direção de Marco Senna, Projeto Mãos à Obra, Associação Cultural Opereta - 2013 a 2014); "A Casa de Bernarda Alba" (direção de Marco Senna, Projeto Mãos à Obra, Associação Cultural Opereta - 2014); "Passos da Paixão" (Direção Cia de Teatro Roda Mundo, Associação Cultural Opereta - 2015). Recebeu prêmio de menção honrosa em 2008 com destaque no prêmio de Língua Portuguesa da cidade de Poá. Atualmente, é graduando em Artes Visuais pela Universidade Cruzeiro do Sul, leciona o curso de Expressão & Canto na Escola Musidance, bem como, é colunista do Jornal Fatos, em Poá, e proponente do curso de Canto da Escola Musidance (Poá) e está finalizando a gravação de seu primeiro disco, "Nosso Retrato" (2015). Facebook: Jhony Uriel.

Magno Oliveira
Nascido em Santa Isabel, interior paulista, no ano de 1992. É estudante de jornalismo, administra 3 blogs: Folhetim Cultural, Folhetim Esportivo e Poeta Magno Oliveira. Já teve poesias publicadas em jornais, revistas digitais, sites e blogs. Em 2012 poesia Heroico Sorriso foi publicada num livro. Facebook: Magno Oliveira.

É enfermeira em Mogi das Cruzes. Graduada em Enfermagem (UMC). Pós- Graduada em Gerenciamento de Unidades em Enfermagem (FASM). Realizou intercâmbio profissional em Fukui (Japão) no período de Agosto/ 2010 a Março/2011. Conhecimento em artesanatos como produção de Origamis, biscuit, tricô, crochê, desenho estilo manga, entre outros. Facebook Miriam Nagata.

Paula Jacques Ortiz
Professora da Rede de Ensino de Mogi das Cruzes e do Estado de São Paulo, Graduada em Artes Plásticas (UBC). Além dessa graduação, participou de diversos cursos de aprimoramento de várias técnicas acadêmicas e contemporâneas. Participou de algumas exposições em diversos locais, entre os quais, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e eventos da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Facebook Paula Jacques Ortiz.