sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Agenda Cultural: Quando o Mar de Tão Grande Virou Teto, em Poá





Sobre a Peça:
"Alceu nasceu duas vezes. Alcira se casa sábado e não tem vestido. Cecília promete coisa para o mar e não cumpre. Mariana mudou de cor com a irmã pra atravessar o mar. Um anjo caiu com a chuva e não quis virar sereia."

São algumas das histórias que compõe o novo universo do Teatro da Neura. A dramaturgia que segue a pesquisa da fé e religiosidade, dessa vez traz o Mar como seu universo cênico. O espetáculo criado para o espaço sede do grupo, mostra mais uma vez o ser humano em situações emergenciais e agora, através das “promessas que não foram cumpridas” apresenta um mundo com figuras alegóricas onde o mar tem vontade própria. 

"Alceu- Sou filho seu, minha mãe. 

Mãe-Era. Nasceu deu. Saiu morto daqui e foi filho morto meu por três dias. Só. Quando tu voltou vivo, voltou filho dela também. Dê seus jeitos. Te quero bem. Bem demais moleque. Tu ta pretejando e não tem juízo. É cheio de benção e não aprende. Vai e só volta com a vida delas. Entendeu? 

Alceu- Entendi..."



Sobre o Grupo:
Formado em 2004, o Teatro da Neura trabalha prioritariamente com dramaturgia própria baseada em conceitos sociais e comportamentais. Procura, através de suas pesquisas de linguagem cênica, desvendar como esses conceitos se enraizaram na sociedade e levantar uma reflexão compartilhada com o público em intervenções diretas e indiretas. Mesmo quando opta por encenar clássicos, o grupo se direciona para um processo de pesquisa e releitura das obras, com enfoque nas questões mais interiores e conflitantes do ser humano, buscando a simbologia implícita nos textos.

É no aprofundamento dessa observação que as contradições escancaram-se. Fica inevitável, portanto, utilizarmos como material de criação cênica e dramatúrgica conceitos morais, religiosos, sexuais e familiares, deixando que o público se identifique segundo suas próprias experiências.

De forte atuação no desenvolvimento artístico da cidade, participa do Coletivo Cênico de Suzano onde, junto com outros 10 grupos, trabalha para formar público e elevar a participação de artistas locais na política cultural tanto na cidade como na região do Alto Tietê. Dentre seus trabalhos que ainda inclui cenas curtas e apresentação de performances, estão os espetáculos:

Em maio de 2014, o Teatro da Neura completará 10 anos de existência, luta e pesquisa. Durante esse tempo, propôs novas estéticas de montagem, procurando sempre pensar o papel do artista na sociedade.



Ficha Técnica: 
Elenco: Aline Ribeiro, André Antero, Antônio Nicodemo, Cibele Zuchi, Fernanda Gomes, Lígia Berber, Lucas Cavalcante, Patrícia Faria.
Elenco Convidado: Conceni Paulina, Dora Nunes, Jéssica Nascimento, Lidiane Santos.
Elenco de Apoio: Amabile Luz e Tuane Vieira.
Direção de Cenas: Amabile Luz, Fernandes Junior, Tuane Vieira.
Direção Musical: Pedro Henrique Bristow.
Músicos: Cibele Zuchi, Edu Dias, Pedro Henrique Bristow.
Cenografia: Amabile Luz.
Produção Criativa: Amabile Luz e Jeff Rodrigues.
Assistentes de Produção: Camila Ribeiro, Edu Dias, Lígia Berber, Michel Galiotto, Pedro Gonçalves.
Iluminação: Carlos Rei
Direção Geral: Amabile Luz e Antônio Nicodemo
Dramaturgia: Antônio Nicodemo



Sobre o Serviço: 
O que é?: "Quando o Mar de Tão Grande Virou Teto".
Quando é?: 22 e  23 de fevereiro de 2013
Que horas?: 20h.
Quanto é?: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)
Onde é?: Associação Cultural Opereta (vide endereço abaixo)
A partir de qual idade?: 14 anos
Contatos com o grupo: Blog: Teatro da Neura  e Blog da PeçaQuando o Mar de Tão Grande Virou Teto / Página no Facebook: Teatro da Neura / E-mail: contato@teatrodaneura.com



---
Associação Cultural Opereta
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas,  168 - Vila Sopreter - Poá / Telefone: 11 4638-2700 / Blog: acopereta.blogspot.com / E-mail: acopereta@gmail.com / Facebook: Associação Cultural Opereta / Comunidade no Facebook: Associação Cultural Opereta Google Plus: Associação Cultural Opereta Comunidade no Google Plus: Associação Cultural Opereta Canal Youtube: acopereta / Twitter: @acopereta

 

---
Balcão da Arte 
E-mail: balcaoarte@gmail.com / Facebook: Balcão da Arte / Comunidade no Facebook:  Balcão da Arte / Google Plus: Balcão da Arte / Comunidade no Google Plus: Balcão da Arte / Twitter: @balcaodarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário