sábado, 11 de janeiro de 2014

O que "Folia de Reis?", por Anderson Borges

Vamos conhecer um pouquinho sobre a Folia de Reis. 

Aos que residem nas grandes metrópoles essa manifestação pode ser desconhecida, entretanto é uma das grandes expressões culturais de várias cidades do interior e tem por origem manifestações portuguesas. Mas antes de falarmos sobre a Folia cabe uma breve explanação sobre os Reis Magos.


Reis Magos

Os Magos são relatados no Evangelho de Mateus, sendo que séculos depois seriam chamados de reis e teriam seus nomes revelados: Melchior, Gaspar e Baltazar. Segundo os relatos, quando viram a estrela de Belém no céu, foram visitar Jesus e lhe ofereceram presentes: ouro (símbolo da realeza, presente dado aos reis), incenso (símbolo da divindade, presente reservado aos sacerdotes) e mirra (símbolo de sofrimento e humanidade, oferecido aos profetas). Desse ato de oferta originou-se a tradição de presentear as pessoas no Natal (essa é uma das origens, na Itália, por exemplo, existe a festa da bruxa Befana, que presenteia as crianças). Acredita-se que os corpos dos Reis Magos estejam atualmente na cidade de Colônia (Alemanha).

O dia da visitação dos Reis foi fixado em 6 de janeiro, sendo que em alguns países essa data é mais comemorada do que o próprio Natal e uma das mais importantes da igreja católica. Na tradição brasileira a Folia de Reis tem início no dia 26 de dezembro e se estende até o dia 6 de janeiro, sendo que em alguns lugares as temporadas podem diferir (como no Rio de Janeiro, onde podem chegar até o dia 20 de janeiro). Durante esse período, grupos organizados visitam casas, relembrando a trajetória dos Reis Magos até o Menino Jesus. Esses grupos geralmente são constituídos pelo Mestre, que organiza o grupo, os três Reis, o coro, formado por cantores e instrumentistas e o bandeireiro responsável por carregar a bandeira do grupo. Temos ainda o festeiro, que é responsável por acolher a bandeira em sua casa, de onde o grupo sai e retorna todos os dias, sendo que essa função também pode ser do Mestre ou de alguma pessoa que tenha feito promessa.


Folia de Reis

O grupo está sempre acompanhado de violas, violões, sanfonas e percussões, entoando canções em homenagem aos reis. Ao visitar uma casa, o presépio é saudado, os versos são entoados e o dono da casa oferece algo em troca da visita. É costumeiro também atirar moedas aos palhaços durante as brincadeiras. No Brasil, embora a tradição ainda tenha sacralidade e relação com a Igreja Católica, tornou-se uma manifestação laica, dada as relações entre a festa e elementos das culturas regionais, como as manifestações regionais e folclóricas. Embora algumas companhias sejam tradicionais e com certo reconhecimento regional ou mesmo nacional, várias surgem na busca por perpetuar a tradição em meio à cultura de massas que exerce grande influência principalmente nas regiões metropolitanas. Citamos, por exemplo, o grupo Estrela da Alegria (veja as fotos abaixo), de Poá (SP).



Folia de Reis "Estrela da Alegria", em Poá (Fotos: Edison Santos)

Mais do que uma tradição religiosa e folclórica, a Folia de Reis expressa a alegria, o acolhimento e a criatividade de nosso povo, que assimila as novas possibilidades de manifestação cultural sem esquecer as raízes que fundamentam a cultura de nossas regiões.




Referências

_______. Folia de Reis. Wikipedia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis>. Acessado em: 09/01/2014. 19h01min.

_______. Dia de Reis. Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-de-reis.htm>. Acessado em: 09/01/2014. 19h10min.

_______. Conheça a história de Folia de Reis e sua Tradição no Brasil. Viola Show. Disponível em: <http://www.violashow.com.br/noticias/cultura/2013/05/27/conheca-a-historia-da-folia-de-reis-e-sua-tradicao-no-brasil.html#.Us4Dv7S8plE>. Acessado em: 09/01/2014. 19h20min.

_______. Folia de Reis de Origem Europeia também é tradicional no Brasil. Educação. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/folia-de-reis-de-origem-europeia-festa-tambem-e-tradicional-no-brasil.htm>. Acessado em: 09/01/2014. 19h30min. 

_______. Folia de Reis. Info Escola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/datas-comemorativas/folia-de-reis/>. Acessado em: 09/01/2014. 19h40min. 

_______. De Origem Europeia, Folia de Reis Também é Tradicional no Brasil. Notícias UOL. Disponível em: <http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2014/01/06/de-origem-europeia-folia-de-reis-tambem-e-tradicional-no-brasil.htm>. Acessado em: 09/01/2014. 19h50min. 

_______. Restos Mortais dos Três Magos. Portal do Click. Disponível em: <http://portalclick.com.br/portalclick/2014/restos-mortais-tres-reis-magos/>. Acessado em: 09/01/2014. 19h55min. 

_______. Quem Foram os Reis Magos. Abril. Disponível em: <http://super.abril.com.br/religiao/quem-foram-reis-magos-442585.shtml>. Acessado em: 09/01/2014. 20h00min. 





---
Professor da Rede de Ensino de Suzano, Graduado em Pedagogia (UMC), Pós-Graduado em Educação Especial (Uninove), participante da Diretoria Executiva da Associação Cultural Opereta, bem como do Núcleo Teatral e Comunicação da Opereta e integrante do Cia. Siso Teatral. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UMC) com a pesquisa "Inclusão Escolar: O Processo de Escolarização de Egresso de Escola Especial Marcado pela Tentativa de Retorno Após Inclusão de Ensino Comum", sob a orientação da Profª. Drª Tatiana Platzer do Amaral (Menção Honrosa - 2008). Participou da Oficina de Montagem Teatral "Passos da Paixão" (de 2009 a 2013); do Curso de Artes Cênicas pelo Ponto de Cultura da Associação Cultural Opereta "Projeto Mãos à Obra" (2010), do Curso Livre de Artes Cênicas Associação Cultural Opereta/ APAC (2011); da Oficina "O Espaço Cênico e a Indumentária" na Oficina Cultural Mazzaroppi (2010). Atuou nos espetáculos teatrais "Passos da Paixão" (Direção Cia de Teatro Roda Mundo, Associação Cultural Opereta - de 2009 a 2013); O Auto da Luz (Direção Marco Senna, Núcleo Teatral Opereta - de 2009 a 2012); O Parturião (Direção Patrícia Albuquerque, Associação Cultural Opereta - 2010); Kibuxixo (Direção Terezinha Mesquita, Cia Siso Teatral / Cia Teatral Garra - 2011); Epístola (Direção Terezinha Mesquista, Cia Siso Teatral / Cia Teatral Garra - 2011), A Farsa do Advogado Pathelin (Direção Terezinha Mesquista, Cia Siso Teatral - 2011); A Peça Didática de Baden Baden (Direção Fernandes Júnior, Associação Cultural Opereta/APAC - 2011); Almas de Pedra (Direção Dílson Rufino, Núcleo Teatral Opereta - 2011); Almas Peregrinas (Direção Ailton Ferreira, Núcleo Teatral Opereta - 2012/ 2013); Cabaré (Direção Fernandes Júnior, Cia Siso Teatral - 2012); A Última Instância (Direção Wolney de Assis, Cia Siso Teatral - 2012/2013); Fragmentos: No Escritório de Um Advogado (Direção Geral Tuane Vieira, Direção de Cena Cibele Zuchi, Cia Siso Teatral - 2013). Atualmente exerce a função de Direção Geral da Cia Siso Teatral. E é um dos organizadores do blog Balcão da Arte.






---
Balcão da Arte 
E-mail: balcaoarte@gmail.com / Facebook: Balcão da Arte / Comunidade no Facebook:  Balcão da Arte / Google Plus: Balcão da Arte / Comunidade no Google Plus: Balcão da Arte / Twitter: @balcaodarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário