segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O que é Estrangeirismo?, por Joyce Gomes

Atualmente, vemos várias palavras de origem inglesa sendo utilizada no cotidiano brasileiro. Esse empréstimo de palavras de uma língua para outra se chama "Estrangeirismo".

Ana Paula de Araújo (S/D) explica no site da Infoescola que

O estrangeirismo é um fenômeno linguístico que consiste no uso “emprestado” de uma palavra, expressão ou construção frasal estrangeira, em substituição de um termo na língua nativa. (...) Para que seja considerado uma figura de linguagem, é necessário que tenha valor estilístico para o texto, a palavra estrangeira deve ser conhecida e utilizada na língua nativa. (Araújo, S/D)

A autora complementa que 

No caso da língua portuguesa, existem muitos estrangeirismos vindos da língua inglesa, talvez seja essa a língua mais influente na atualidade por ser utilizada como língua universal. Este fato faz com que muitos produtos importados venham sempre com as informações e inglês, assim como internet, livros, moda etc. A influência da cultura não poderia deixar também de influenciar a linguagem. (Araújo, S/D)

Como observado, o Estrangeirismo é comumente encontrado em nossa língua. Partindo de um bate-papo sobre isso, durante a aula, os alunos levantaram vários exemplos de termos "incorporados a nossa língua" e que são facilmente encontrados no nosso cotidiano.

Partindo desse bate-papo, os alunos refletiram e buscaram outros exemplos de palavras inglesas incorporadas à língua portuguesa e montaram um "Pictionary".

Abaixo, segue alguns "Pictionaries" produzidos pelos alunos: 




E você? Quais os estrangeirismo lembra agora?


REFERÊNCIA

ARAÚJO, Ana Paula. Estrangeirismo. InfoEscola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/linguistica/estrangeirismo/>. Acessado em: 26/08/2013. 19h39min.



Joyce Cristina Leme Gomes
Professora da Rede de Ensino de Poá, Graduada em Letras (UBC), Graduando em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UMC). Conquista da Menção Honrosa e de Prêmios com o grupo Vibe Comunicação na UMC: Relatório Acadêmico "Do Fusca ao New Beetle: Trajetória de Campanhas (Menção Honrosa - 2009)"; Painel, Relatório e Campanha Alternativa "Marketing Esportivo no Futebol" (Prêmio Excelência - 2010); Painel e Campanha Publicitária "Associação Cultural Opereta" (Prêmio Excelência - 2011). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UMC) com a pesquisa "Trajetória de campanhas do Fusca e o seu impacto sobre o consumidor" (2010/2011). Finalizou recentemente o curso Elaboração de Materiais Didáticos com Recursos Tecnológicos e Produção de Conteúdo para Educação Online (SENAC/2013). É voluntária, desde 2011, como Secretária na Diretoria Executiva, bem como na Comunicação da Instituição Cultural Sem Fins Lucrativos Associação Cultural Opereta. Conquista do Prêmio (2011) e da Menção Honrosa (2012) no 7º e 8º Prêmio Mogi News/ Chevrolet de Responsabilidade Social com o Projeto "Passos da Paixão", da Associação Cultural Opereta. Atualmente desenvolve os blogs Associação Cultural Opereta, Balcão da Arte,Guitarra Flutuante, Joyce Gomes: Professora e Publicitária e Passos da Paixão.
---
Balcão da Arte 
E-mail: balcaoarte@gmail.com / Facebook: Balcão da Arte / Comunidade no Facebook:  Balcão da Arte / Google Plus: Balcão da Arte / Comunidade no Google Plus: Balcão da Arte / Twitter: @balcaodarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário