sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Agenda Cultural: Peça Teatral "Os sobreviventes", por Topiaria Teatral


Retomada - 2013
No próximo dia 25 de janeiro, sexta-feira, estréia, no Galpão Arthur Netto, em Mogi das Cruzes, o espetáculo “Os Sobreviventes”, da Cia Topiaria Teatral. O espetáculo é o primeiro a ser apresentado no local em 2013, já que o início do ano tradicionalmente é dedicado ao planejamento das atividades do espaço e à realização de cursos e oficinas voltados ao aperfeiçoamento de artistas experientes e iniciantes. “Os Sobreviventes” será apresentado no Galpão Arthur Netto de 25 de janeiro a 03 de fevereiro, de sexta a domingo, sempre às 20h e os ingressos têm preço único de 15 reais, com promoção para ingressos antecipados (10 reais). Mais informações e ingressos antecipados podem ser obtidos pelo telefone (11) 3433 9841 ou pelo e-mail galpaoarthurnetto@uol.com.br


Formatura
A Cia Topiaria Teatral , grupo responsável pela montagem, é formada por alunos que estão finalizando a Oficina Livre de Teatro. “Foram 03 semestres de dedicação, convivência e pesquisa e a peça é resultado de todo o esforço dos alunos”, comenta Manoel Mesquita Junior, orientador da oficina. Segundo Manoel, a oficina tem o objetivo de iniciar os alunos nos conceitos básicos do teatro, como corpo, voz, jogo teatral, e, sobretudo estimular o ator para a criação artística. “Por isso o mote da oficina é o ator criador, para que o aluno seja estimulado e criar a partir da reflexão do que ele vê em seu contexto”, finaliza Manoel.

Atualmente existe uma outra turma que se encontra no 3º semestre do curso e estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para uma nova turma que será iniciada no final de fevereiro. As turmas são iniciadas com no máximo 25 vagas e o curso é totalmente gratuito graças ao projeto de ponto de cultura que ocorre no Galpão, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.


Os Sobreviventes – Sinopse e Reflexão
O espetáculo “Os Sobreviventes” conta a história da brasileiríssima família Abodeon, que durante 03 décadas tenta, sem sucesso, casar a filha Dalila. Toda vez que há um noivado da moça, algum fato relevante no país. Assim, o suicídio de Getúlio Vargas em 1954, o golpe militar, na década de 60 e a falta de perspectivas em 74, são marcos históricos que interferem no destino e nos noivados da moça casadoira. Com a efervescência ocorrida nessas épocas, no Brasil, os noivos acabam sempre sendo espantados e não aparecem nunca. O interessante é que durante esses 30 anos o bolo, os salgadinhos e o champanhe da festa de noivado são os mesmos. Dessa forma, o espetáculo faz uma reflexão sobre o momento político obscuro vivido pelo Brasil, sobretudo após o suicídio de Getúlio. A família Abodeon se transforma numa metáfora direta de um Brasil, sem ordem, sem união e, principalmente, sem identidade.


Ficha Técnica
Elenco: Aninha Estrela, Daiane Figueira, Izabel Faria, Lindolfo Benedito, Marcelo Souza, Mariana Ronconi Prada, Sara Fernandes, Suellen Raquel e Tobias Siqueira. Participação especial de Lucas Bandeira.
Colaboração artística: Diógenes Gonçalves
Desenho e operação de luz: Nilceu Santos
Concepção artística, figurino e cenário: Cia Topiaria Teatral
Registro audiovisual: Estela Rocha
Orientação da oficina e Direção do espetáculo:  Manoel Mesquita Junior


Serviço
O que: Os Sobreviventes
Quem: Cia Topiaria Teatral
Onde: Galpão Arthur Netto - Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jd. Santista – Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)
Quando: 25 de janeiro a 03 de fevereiro, de sexta a domingo, 20h.
Quanto: R$15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, classe artística e maiores de 60 anos) e R$10,00 (antecipado)
Orientação etária: 10 anos
Capacidade: 60 lugares.
Contato: (11) 3433 9841 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br

---
Balcão da Arte 
Contato: balcaoarte@gmail.com 
Facebook: Balcão da Arte
Google Plus: Balcão da Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário