quinta-feira, 5 de abril de 2012

Despedida do Playcenter



Vi e ouvi sobre a notícia do fechamento do Playcenter. Não pude acreditar! Como algo tão duradouro fecha assim de uma hora para outra?

Eu não curto muito os brinquedos de lá, pois sentir “medo” em atividades radicais não é comigo.

Fui quando era criança, voltei quando já estava no meio da adolescência... Tenho momentos memoráveis como passear na Montanha Encantada, andar no Barco Vikings, ”enfrentar” os monstros na Noite do Terror, entre outros.

Voltando ao assunto, o Playcenter anunciou o fechamento das instalações a partir do dia 29 de julho de 2012 para entrar em reforma, retornando as atividades futuramente e assim atender o público de acordo como período da história que estamos vivenciando.

Roberto de Oliveira (2012) noticiou no jornal Folha de São Paulo,  Caderno Cotidiano, do dia 25 de março, sobre o fechamento do Playcenter e enumerou as diversas atrações que fizeram parte da história do Parque e que deram alegria a diversas pessoas.

São elas:

1. Inauguração:A história começa em 27 de julho de 1973. Construído numa área de 50 mil m2 na Marginal Tietê, o parque recebe cerca de 15 mil visitantes. Logo, vira atração turística, procurada por visitantes de todo o Brasil, numa época em que se divertir na Disney era privilégio de poucos.

2. King Kong:Nas férias de 1979, o gorila de 15 m de altura foi montado para ser exibido na mesma época de lançamento do filme. Na estréia, a atriz Jéssica Lange deu o ar da graça.

3. Monga:Era megapop: uma mulher se transformava em gorila e assustava os visitantes. A primeira versão do brinquedo foi inaugurada em 1973. Em 2007, Monga voltou, porém repaginada.

4. Ursinhos:Os ursinhos caipiras divertiram crianças, jovens e adultos e logo se tornaram uma das grandes atrações de 1981.

5. Montanha Encantada:Inaugurada em 1980, no estilo “Small World” da Disney, a montanha tinha até trilha-sonora, cantarolada pela molecada.

6. Gay Day:Como parte oficial da Parada Gay, em 1999 abriu as portas para o primeiro evento destinado ao público GLS. Outras edições badaladas se repetiram.

7. Colossus:A montanha-russa com dois “loopings” arrastou multidões em 1983. Foi um dos brinquedos mais concorridos na história do parque.

8. A Grande Eva:Loira, a boneca ficava deitada, e você podia andar por dentro dela e conhecer seus órgãos. Aterrissou por lá em 1984. Um momento que despertava o maior frisson era ver o bebê que ela carregava. Sim, Eva estava grávida.

9. Barco Viking:Em 1982 o parque recebeu o equipamento, de origem italiana.

10. Planeta Terra:Iggy Pop, Primal Scream e Sonic Youth foram as principais atrações do festival, que desembarcou lá em 2009.

11. Noites do Terror:A primeira edição do maior evento de terror da América Latina foi realizada em agosto de 1988. Durou três finais de semana. Logo se transformou numa das temporadas mais aguardadas .

12. Menudo:Em 1984, os meninos porto-riquenhos descabelaram e enlouqueceram adolescentes de todo o país.

13. Michael Jackson:O rei do pop (1958-2009) fechou o parque para ele e amiguinhos em 1993.

Aproveite para se divertir lá enquanto ainda está aberto. E depois, vamos esperar para ver as surpresas que virão por aí...




Fonte:
PLAYCENTER. Página Principal. Disponível em: <http://www.playcenter.com.br/>. Acessado em: 05/04/2012. 12h 45m.

OLIVEIRA, Roberto. Bye Bye Playcenter. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 de março de 2012. Cotidiano.





Professora da Rede de Ensino de Poá, Graduada em Letras (UBC) e em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UMC). Conquista da Menção Honrosa e de Prêmios com o grupo Vibe Comunicação na UMC: Relatório Acadêmico "Do Fusca ao New Beetle: Trajetória de Campanhas (Menção Honrosa - 2009)"; Painel, Relatório e Campanha Alternativa "Marketing Esportivo no Futebol" (Prêmio Excelência - 2010); Painel e Campanha Publicitária "Associação Cultural Opereta" (Prêmio Excelência - 2011). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UMC) com a pesquisa "Trajetória de campanhas do Fusca e o seu impacto sobre o consumidor" (2010/2011). Foi voluntária, de 2011 a 2013, como Secretária na Diretoria Executiva, bem como na Comunicação da Instituição Cultural Sem Fins Lucrativos Associação Cultural Opereta. Conquista do Prêmio (2011) e da Menção Honrosa (2012) no 7º e 8º Prêmio Mogi News/ Chevrolet de Responsabilidade Social com o Projeto "Passos da Paixão", da Associação Cultural Opereta. Recebeu convite e teve 10 poemas publicados na coletânea “Palavra é Arte”, da Cultura Editorial (2014). Atualmente desenvolve os blogs Anderson Borges, Balcão da Arte, Guitarra Flutuante e Joyce Gomes: Professora e Publicitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário