quarta-feira, 18 de abril de 2012

Agenda Cultural: Circuito SESC de Artes, dia 19 de abril, em Poá


"A arte em todas as suas manifestações, em todos os seus encontros, para todas as pessoas".


O Circuito Sesc de Artes, em 2012, percorre 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, no período de 17 de abril a 6 de maio, contando com a participação de mais de 200 artistas.

Reunidas em sete roteiros diferentes, as cidades paulistanas recebem a itinerância com uma intensa programação artística composta por atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro e vídeo.

Artistas de diversas partes do país e do exterior intervêm no espaço público, com o intuito de promover uma suspensão no cotidiano das cidades, criar um diálogo com o cidadão e provocar os seus sentidos.

No dia 19 de abril, quinta-feira, a cidade de Poá receberá o Circuito Sesc de Artes numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na Praça da Bíblia, a partir das 12h.



Confira a programação


Literatura
12h00 - Histórias ao Pé do Ouvido 
A Fabulosa Companhia - Teatro de Histórias (São Paulo)
As  narradoras andarilhas percorrem os parques, as praças e as ruas das cidades, contando histórias ao pé do ouvido, mesclando poesias, músicas e narração. Simone Grande, uma das fundadoras do grupo As Meninas do Conto, vem trabalhando com a literatura oral de todo o mundo. Em A Fabulosa Companhia, sua nova empreitada, vem somar às suas experiências observando a importância da narração de histórias para o fortalecimento do interesse pela literatura.



Artes Visuais
12h00 - Retrato Substantivo Feminino
Tatiana Devos Gentile e Laura Tamiana (Pernambuco/Rio de Janeiro)
Exposição/intervenção composta de retratos em vídeo e em foto, vídeo-correspondências, intervenção sonora e um dispositivo chamado de Trocam-se retratos, no qual os visitantes também podem se retratar. O ponto de partida do trabalho é o encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. A atividade é resultado do projeto realizado pelas artistas com 25 mulheres de Reinado/Congado (MG) e Batuque de Umbiagada (SP), que propôs um diálogo constante entre o pessoal e o coletivo, o grande e o pequeno, o íntimo e o revelado.

Teatro
15h00 - Seja Noite ou Seja Dia Viva o Palhaço Alegria
Carroça de Mamulengos (Ceará)
O palhaço Alegria nasceu em São Luiz do Maranhão no ano de 1982. ´E um boneco que tem 3m de altura e entra em cena todo desmontado, dentro de uma caixa, e vai sendo montado na frente do público, de uma forma lúdica. No peito do palhaço, abrindo o seu paletó, surge um palco onde são apresentadas cenas de teatro de mamulengo. O palhaço Alegria é um marco na história da companhia, pois foi o primeiro boneco gigante criado por Carlos Gomide. Usando elementos naturais como cabaça, corda e cordões, a estrutura possibilita ao brincante a liberdade das mãos, dos pés e da voz para dar vida ao boneco. Essa criação inicial originou diversos personagens que hoje caracterizam a linguagem estética do grupo. Duração: 60 min.

Circo
16h30 - Marcelino em Pente Fino
Marcelo Luján (Argentina)
Marcelino é um personagem sonhador, capaz de fazer o público sonhar o mesmo que ele. Por meio de uma linguagem universal, as pessoas podem embarcar nesta viagem e passar bons momentos abstraídos do tempo real, passeando pelo mundo da música e do humor de uma forma particular. O repertório do espetáculo tem como diferencial a possibilidade de adaptação para cada ocasião, com números de manipulação, música e movimento, equilíbrio em cabo tenso e clown. Duração: 45 min.


Dança
18h00 - Sapatos Brancos
Núcleo Artístico Luis Ferron (São Paulo)
O espetáculo é derivado de uma pesquisa cênica-coreográfica que investiga as tradições do carnaval paulistano, as suas escolas de samba e especialmente o ritual presente na dança do Mestre Sala e Porta Bandeira. Ao desvendar os significados desse ritual, passeia por onde todas as culturas, gerações, crenças e etnias se misturam, na diversidade cultural de uma das maiores festas populares: o carnaval. Duração: 60 min.


Vídeo
19h30 - Curtas de Animação
Curtas-metragens (Brasil)
Exibição de curtas-metragens brasileiros de animação. Cada um dos roteiros contará com um programa diferente.

Papercut - A vida no escritório pode acabar com você. Ainda mais quando um pequeno corte de papel transforma a vida do nosso herói numa caçada surreal. Agora, é todo escritório contra um, numa luta pela vida e por sua identidade. Direção: Pedro Eboli. Duração: 4 min.

Lumen - Um inventor em crise tem uma ideia que parece ser a solução perfeita para seus problemas. Direção: Wilian Salvador. Duração: 4 min.

Sambatown - Uma história sobre três personagens envolvidos num triângulo amorosos. Ambientado em um lugar nas Américas negras, o filme mistura elementos do candomblé dos antigos bailes de carnaval. Direção: Cadu Macedo. Duração: 5 min.

Tempestade - Um marujo solitário navega por aceanos tumultuados e tempestades, em busca do reencontro com sua amada. Segue uma rotina rígida de afazeres até que mudanças inesperadas na rota alteram seu destino. Direção: Cesar Cabral. Duração: 10 min.

Música
20h00 - Lirinha (Pernambuco)
Herdeiro da geração Mangue Beat, o poeta e intérprete José Paes de Lira, o Lirinha, foi membro de referência do performático grupo Cordel do Fogo Encantado, extinto em 2010. Seu álbum de estreia em carreira solo, Lira, foi produzido por Pupillo (Nação Zumbi) e lançado no final de 2011. O trabalho apresenta uma mudança de rumos, que se distância da sonoridade percussiva e regional, repleta de elementos cênicos, para adotar uma personalidade mais pop, urbana e extremamente pessoal, apresentada no repertório dos shows.
Duração: 75 min.

Fonte: Secretaria Municipal da Cultural de Poá 


Nenhum comentário:

Postar um comentário